segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

NOVA CAMPANHA INTERNACIONAL DA MOËT & CHANDON

A nova campanha internacional da Moët & Chandon traz novamente a estrela Scarlett Johansson, nomeada embaixadora da marca desde 2009.

A nova campanha fotografada por Tim Walker, traz o conceito de glamour, grandeza e generosidade segundo a a própria marca.

As fotos foram feitas nos salões do Trianon, propriedade da maison em Épernay- Champagne, construída por Jean-Rémy Moet entre 1805 e 1817.




Procuram-se novas uvas para salvar o vinho.

Mapa genético mostra que as usadas hoje são frágeis.

O futuro da indústria vitivinícola depende do desenvolvimento de novas variedades de uva, indicam cientistas das universidades de Stanford e de Cornell, ambas nos Estados Unidos. Uma pesquisa feita por elas com mais de 1000 variedades de uva mostra que praticamente todas as que são usadas hoje na produção de vinho têm a mesma sequência de DNA, o que as torna muito parecidas em relação à acidez, volume de açúcar e resistência a doenças.

O estudo acendeu a luz amarela em relação ao controle de pragas das plantações, mas, ao mesmo tempo, elevou a expectativa de desenvolvimento de novas variedades mais resistentes às doenças já existentes. O tema é uma das principais preocupações dos produtores, porque o manejo com defensivos, além do alto custo, tem um limite para não interferir na qualidade e integridade do fruto e do próprio vinho, informa reportagem da BBC.

Segundo os pequisadores, a estimativa é de que a espécie Vitis vinifera vinifera
— à qual pertencem as uvas cabernet, chardonnay, merlot, malbec, semillon e todas as outras variedades nobres usadas hoje em todo o mundo – foi “domesticada” pelo homem há cerca de 5 mil anos na região em que hoje encontra-se a Turquia. E desde então tornou-se a linha mestra para os vinhos até hoje feitos pelo planeta.

Para se ter uma ideia, o custo da proteção dos vinhedos da Austrália contra um fungo chamado “oídio” chega a US$ 100 milhões por ano com fungicidas. Nos Estados Unidos, 70% dos fungicidas usados na agricultura são destinados aos vinhedos, tal a fragilidade desse tipo de planta.

Como criar variedades híbridas é processo demorado – é preciso gerar a nova planta, fazer com que ela produza, verificar se é de fato mais resistente às pragas e, ao final, saber se o vinho que se tira dela é apreciado pelo consumidor –, os produtores animam-se com o mapeamento por DNA, que ajuda a cortar boa parte desse caminho.

“Se você conhece as sequências genéticas associadas com essas características, pode-se transportá-las de forma adequada ainda na fase de sementes para uma nova variedade, verificar seu DNA a partir das primeiras folhas e saber se as novas variedades atendem ao perfil genético desejado ou não”, disse à BBC Sean Myles, principal autor do estudo.

A expectativa é que a pesquisa inédita permita economizar tempo e dinheiro no desenvolvimento de novas variedades e, ao final, salve o vinho do risco um eventual ataque de pragas.

Mais informação: BBC

fonte: http://guiadevinhos.ig.com.br/

sábado, 22 de janeiro de 2011

ONTEM, TEVE PIZZA !

Não é por acaso que existem milhares de pizzarias espalhadas mundo a fora! Mas uma pizza bem feita, com ingredientes de qualidade torna-se uma refeição de alta classe. E para fugir do tradicional acompanhamento pizza-cerveja, vamos tratar da harmonização da pizza com vinho.

O que devemos perguntar!

Quando escolhemos um vinho para harmonizar com uma pizza devemos ter o habito de perguntar o seguinte:

  1. A pizza é temperada? Com o que, com tomate ou outro tempero?
  2. quanto as “guarnições”. É com carne ou algum tipo de salame? Como são cozidos? E se ao invés escolhermos legumes?
  3. o queijo utilizado: Mozzarela de bufula, queijo de cabra ou outro queijo? Qual tipo de queijo?

Dar as respostas a estas perguntas ajuda muito para fazer as escolhas certas. O molho e tomate tende a apresentar uma acidez pronunciada, os salames são salgados enquanto o manjericão acrescenta um sabor herbáceo que é importante contabilizar antes da ecolha. Ao contrario do que se acredita, não é preciso preocupar-se muito com a massa.

A harmonização.

Uma bela pizza não precisa de exageros. Ontem a escolhida foi a pizza margherita – um clássico através dos tempos com sua combinação de molho de tomate, mozzarela cremosa e folhas de manjericão. Ao mesmo tempo um prato simples para harmonizar com o vinho.

Nesta tarefa temos boas opções, tanto em brancos como tintos. Devemos considerar no prato a acidez do molho que deverá ser contraposta pela maciez do vinho; a gordura equilibrada no vinho por acidez; a leve tendência doce provocada pelo queijo que pode ser harmonizada por acidez ou mineralidade da bebida; alem do toque herbáceo do manjericão.

Então nos vinhos brancos buscamos acidez já característica, aromas secundários (frutas secas) e/ou leve toque herbáceo.

Nos tintos um vinho jovem e frutado com uma boa acidez.

Sobre a pizza:

Criada no ano de 1889 pelo pizzaiolo Rafaelle Esposito, para homenagear a rainha Margherita di Savoia durante sua visita à cidade de Nápoles. Os ingredientes usados foram escolhidos de forma que as cores fizessem referência a bandeira da Itália: branco representado pela mozarela, verde pelo manjericão e vermelho pelo tomate.

MICHEL ROLLAND ESTRELA NOVO FILME SOBRE VINHO.



O enólogo e consultor Michel Rolland, Susana Balbo, Jean Bousquet alem de outros principais nomes no mundo do vinho estrelam um novo documentário-drama que terá sua estréia no Festival Internacional de Filmes de Berlim.

El Camino del Vino conta a história real do sommelier uruguaio Charlie Arturaola, um dos top sommeliers nos Estados Unidos, que “perdeu seu palato” enquanto apresentava o Masters of Food & Wine Awards de Mendoza.

O filme, que fará parte da programação do 5.o annual Culinary Cinema programme em Berlim, conta a jornada de Charlie para re-descobrir, seguindo os conselhos de Michel Rolland – que o orientou a “voltar para os vinhedos” – e de outras figuras do circuito internacional do vinho.

O filme varia entre a comédia e o drama e faz analogias entre perdas familiares (Arturaola encontra fantasmas de parentes) e a própria perda de seu palato – como uma perda de si mesmo.

El Camino del Vino, escrito e dirigido pelo argentino Nicolas Carreras, venceu o premio FIPRESCI (Federacion Internacional de la Prensa Cinematografica) no FESTIVAL DE FILME DE MAR DE PLATA em novembro passado.

MOËT CHANDON É A CHAMPAGNE DA CERIMÔNIA DO GOLDEN GLOBE AWARDS.

Para quem se interessa sobre o que os famosos bebem, especialmente quando estão reunidos em um grande evento. No Golden Globe Awards eles bebem, e bebem muito, champagne Moët Chandon – ano passado foram consumidas mais de 10000 taças de espumante durante o jantar da cerimônia de premiação.

Para este ano foi apresentada a Moët & Chandon Gold Award Season Impérial (custando no mercado $39 /750ml). Esta edição especial é homenagem da própria Maison a sua condição de champagne oficial do evento.

Fonte: Wine Spectator

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ARQUEOLOGISTAS DESCOBREM VESTÍGIOS DA MAIS ANTIGA VINÍCOLA DO MUNDO

Foi descoberta no sul da Armênia a mais antiga vinícola do mundo, datando cerca de 6000 anos. Através de exames bioquímicos foi identificada a produção de vinho tinto.
“É até agora a instalação mais antiga de produção de vinho, com sua prensa, cubas de fermentação e frascos de armazenamento”, afirmou Hans Barnard, integrante da equipe de arqueólogos e autor de um artigo sobre a escavação publicado na revista especializada Journal of Archeological Science.
Ao que tudo indica a produção era destinada a cerimônias religiosas possivelmente ligadas ao cemitério localizado próximo.
Usando técnica de datação através de carbono foi identificada uma videira desidratada do ano 4000 A.C. este local supera os outros sítios encontrados em cerca de 1000 anos. A mesma equipe de arqueólogos americanos, armênios e irlandeses encontraram no mesmo complexo de cavernas o sapato de couro mais antigo até então – com cerca de 5500 anos.
Este complexo de cavernas localiza-se no sul da Armênia – em montanhas do Caucasos – próximo a fronteira com o Irã.

fonte: Time

sábado, 8 de janeiro de 2011

FLORENÇA COMEMORA OS SEUS VENCEDORES DO CONCURSO “WINE TOURISM AWARDS” .

Após os vencedores do THE BEST OF WINE TOURISM terem sido premiados em Novembro passado, em Christchurch, a seccional Italiana do THE GREAT WINE CAPITALS GLOBAL NETWORK planejou sua cerimônia oficial de premiação para o inicio de 2011 em Florença.

Os sete medalhistas de ouro e dois prêmios especiais do júri estarao presentes em uma audiência especial no Palazzo Médici Riccardi, um prédio histórico que atualmente é sede do governo local.

Um grupo de jornalistas especializados terão uma chance única de visitar todas as excelentes propriedades e apreciar as suas qualidades.

Os vencedores do BEST OF WINE TOURISM de Florença são:

ARQUITETURA, PARQUES E JARDINS

VENCEDOR INTERNACIONAL – VILLA VIGNAMAGGIO

Uma das vinícolas mais antigas localizadas no coração de Chianti Clássico, datando do período da renascença (14 seculo). A Villa esta listada como um dos prédios históricos italianos e é cercada por um elegante jardim italiano. Este é o local de nascimento de Lisa Gherardini, a Mona Lisa pintada por Leonardo da Vinci.

http://www.vignamaggio.com/

ACOMODAÇÕES

RELAIS BORGO SCOPETO

Uma construção entre vinhedos e oliveiras com vista para cidade de Siena. Cuidadosamente restaurada, oferece uma combinação de mobiliários antigos e fashions numa atmosfera elegante e charmosa, onde o vinho e a cultura do vinho são promovidos de diferentes formas.

http://www.borgoscopetorelais.it/

RESTAURANTE – TURISMO DO VINHO

ENOTRIA

O nome significa “terra do vinho”: qualidade e tradição são as características da cozinha, baseada na busca pelos melhores produtos e capaz de oferecer grandes vinhos locais e de outras regiões da Itália. É a sede da Sociedade de vinho de Florença, uma associação de entusiastas de vinhos e comida.

http://www.enotriawine.it/

ARTE E CULTURA

LECCI CENTRO DA CCULTURA DO VINHO.

Um museu da uva e do vinho, centro de conferencia e um wine bar em uma colina cercada de vinhedos e oliveiras, oferece historia e tradição do vinho assim como um laboratório de aromas.

http://www.lecciculturadelvino.it/

EXPERIENCIA INOVDORA EM TURISMO DO VINHO

FATTORIA TORRE A CONA

A fazenda e a magnífica vila estao entre as colinas à sudoeste de Florença. A loja de vinhos com a área de degustação foi criada a partir de um antigo celeiro, que mistura tecnologia de ponta com materiais reciclados, num cenário ideal para aprender sobre vinho e o azeite, com a ajuda de pessoal qualificado e profissional. http://www.villatorreacona.com/

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM TURISMO DO VINHO

VILLA PETRIOLO

A propriedade é gerida pelas irmãs Silvia e Simona, que constantemente promovem os vinhos e as atividades agrícolas utilizando ferramentas Web 2.0, a fim de criar uma comunidade que partilhe suas experiências, suas histórias, boas práticas na vinha e degustações de vinhos.

http://www.villapetriolo.com/

PRÊMIO ESPECIAL DO JURI (ARQUITETURA, PARQUES E JARDINS)

CANTINE LEONARDO - DALLE VIGNA SPA

A loja de vinhos, restaurante e wine bar construídos a partir de um anexo agrícola, oferecendo visitas guiadas de vinhos e visitas ao jardim biológico, um pomar antigo e o vinhedo Leonardo, projetado pelo gênio italiano.

www.cantineleonardo.it/

PRÊMIO ESPECIAL DO JURI – ACOMODAÇÕES

VILLA LE PIAZZOLE

O serviço de um hotel de luxo combinado com a privacidade e aconchego de uma casa privada, em meio a belas montanhas. Localizado a cerca de 1000 metros da famosa Ponte Vecchio, em Florença.

www.villalepiazzole.it/

SOBRE A GREAT WINE CAPITALS GLOBAL NETWORK

Fundada em 1999, aGreat Wine Capitals Global” é uma alianca de 9 renomadas regioes vinicolas - Bordeaux, França; Bilbao-Rioja, espanha; Cape Town, Africa do Sul; Christchurch-South Island, Nova Zelandia; Florence, Italia; Mainz-Rheinhessen, Alemanha; Mendoza, Argentina; Porto, Portugal; e San Francisco-Napa Valley, EUA. O Best Of Wine Tourism awards serve como benchmark para excelencia e conducao dos negocios no negocio do turismo do vinho. Para maiores informações visite: http://www.greatwinecapitals.com/.

FONTE: revista Decanter

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

LEILÕES DE VINHOS PELO MUNDO ATINGEM MARCA DE 408 MILHÕES DE DÓLARES EM 2010.


Se havia qualquer dúvida de que o mercado de leilões de vinho não iria recuperar-se após 2 anos de declínio, 2010 providenciou a resposta. De acordo com os dados apresentados pelas maiores casas de leilões, os negócios de vinhos raros e finos, ao redor do mundo, atingiram 408.10 milhões de dólares, quase o dobro do alcançado no ano anterior – 233.35 milhões.
Enquanto a lenta recuperação da economia mundial foi um dos fatores, a principal razão foi a maior escala de vendas em Hong Kong, atingindo 165 milhões (157% a mais do que 2009). Os leilões americanos subiram 43% em 2010, totalizando 154 milhões de dólares, mas ainda abaixo dos 165 milhões computados em 2008. Este foi o primeiro ano que os negócios americanos foram eclipsados pelos de Hong Kong.

Enquanto muitos lotes são vendidos no EUA, Hong Kong continua pagando mais por lote. Os leilões no oriente visam um publico diferente daquele dos Estados Unidos, uma vez que a procura em Hong Kong é mais direcionada a vinhos raros das melhores safras. A diferença fundamental entre os dois mercados é que os compradores de Hong Kong não são “sensíveis” ao preço, por isso os diretores das casas de leilões acabam colocando à venda por lá, seus melhores lotes. “Muitos compradores asiáticos estão ainda no período inicial de suas coleções, então eles compram praticamente tudo que encontram, pois suas adegas ainda estão muito vazias”, diz Charles Curtis, chefe do departamento de vinhos da Christie’s na Ásia.

Dentre os vinhos oferecidos nos leilões, Chateau Lafite Rotschild foi o mais procurado em 2010 – especialmente a safra de 1982. No primeiro trimestre do ano de 2010, o custo da caixa deste vinho era de 42.528 dólares no índice de leiloes da Wine Spectator. Em dezembro, uma caixa de Lafite 82 atingiu 65.550 dólares na Zachys de Nova Iorque. Ainda um valor pouco expressivo frente aos $132.584 pagos por uma dúzia de garrafas de Lafite 82 no leilão de Lafites em Hong Kong no ultimo mês de outubro. Na mesma sala, um novo recorde mundial por uma única garrafa de 750 ml foi alcançado quando um Lafite 1869, na verdade 3 garrafas provenientes do próprio Chateau foram vendidas por 232.692 dólares cada, ultrapassando a marca anterior de 156.450 dólares pagas em 1985.