domingo, 20 de junho de 2010
ORA DIREIS, OUVIR ESTRELAS!!!!
Tive a felicidade de assistir uma das melhores apresentações sobre vinhos que aconteceu aqui em Gramado.
O enólogo chileno René Vásquez, representando a vinícola ALTAÏR conseguiu de uma maneira elegante, inteligente e com boa dose de humor desvendar alguns segredos da enologia e apresentar os vinhos degsutados naquela noite.
A vinícola ALTAÏR, junto com a Grand Cru (sua importadora no Brasil, representada pelo enólogo Luciano Neto e seu diretor comercial Georges) foram os convidados para o primeiro WINE DAY da ENOTECA SAN TAO.
A apresentação já começou interessante quando foi explicado o motivo do seu nome: ALTAIR é a estrela mais brilhante da constelação de Áquila e é possível visualizá-la tanto do hemisfério norte como do hemisfério sul. Como a empresa é uma sociedade entre franceses e chilenos, essa é a representação dos dois mundos vinícolas.Logo a seguir René fez uma apresentação sobre a vitivinicultura chilena, a qualidade de sua matéria prima e as características da empresa.
Iniciamos a degustação dos vinhos:
ÍCONO 2004
SIDERAL 2003 e 2004
ALTAIR 2003 e 2004.
Todos os vinhos têm sua base na uva cabernet sauvignon. O que tornou a degustação um aontecimento único, pois pudemos reconhecer as caracteristicas dos diferentes terroirs de onde vem as uvas para cada um dos vinhos e suas diferenças quanto a vinificação e assemblage.
o Primeiro vinho - ICONO -, produzido exclusivamente para o Brasil, representa as características que ao meu entender, agradam o consumidor brasileiro. Um vinho com boa estrutura, acidez interessante e pricipalmente uma variedade aromática bem característica da Cabernet Sauvignon no vale de Cachapoal - frutas vermelhas, frutas escuras, menta / pouco de pimentão (que é característico a uva) e leve toque de baunilha.
A medida que caminhamos em nossa degustação, descobrimos o significado do termo complexidade..."solos complexos, vinhos complexos" foi o que nos ensinou o enólogo chileno quando conversou conosco sobre a variedade dos solos locais, calcáreo, argila... e suas influências no vinho. Primeiro com o vinho SIDERAL, um corte de cabernet sauvignon, merlot, carmenère e cabernet franc (uma típica influência francesa), nas safras 2003 e 2004, podemos perceber que um vinho muda ano a ano, sem nos dar muita chance para escolher entre o melhor,pois ambos estavam muito bons.
Mas confesso que a minha preferência ficou com o vinho ícone da vinícola - ALTAÏR (uma mistura de cabernet sauvignon, carmenere, syrah e cabernet franc) e nas nossas duas amostras, pude eleger o vinho que mais me impressionou: ALTAÏR 2004, e ao invês de descrever suas características organolépticas, prefiro dizer que é o tipo de vinho que me dá vontade de bebê-lo sem acompanhamento, aos poucos, com um bom papo entre amigos !!!
Quanto os ensinamentos aprendidos, conhecemos as características do relevo chileno e sua influência, assim como os diferenteso solos - dependendo de sua capacidade de drenagem, podem ser aptos a uma ou outra uva.
A temperatura e principalmente a amplitude térmica (que em alguns lugares do chile vai de 35 graus de dia e cai para 7 graus em média a noite)o que produz no vinho uma riqueza aromática que muito nos agrada.
Outro assunto interessante foi a explicação de como se realiza um corte (mistura de diferentes vinhos) e porque isso é feito. (Quem tiver interesse em conhecer um pouco mais desses assuntos, mande uma mensagem através dos comentários do post que teremos muito prazer em responder).
Realmente, foi uma noite inspiradora e por isso a referência ao título (poema de Olavo Bilac), não só em relação a estrela ALTAÏR, mas também as estrelas da noite, OS VINHOS.
Minha sugestão aos que ficaram curiosos e sedentos para conhecer esses vinhos! a ENOTECA SAN TAO apresenta o ICONO, ALTAIR E SIDERAL em sua carta de ofertas para os clientes.
Boa degustção e tin-tin!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário