sábado, 14 de agosto de 2010

ENOTURISMO - LUGARES NO MUNDO PARA CONHECER.

Assim como é notório o crescimento de vinícolas ao redor do mundo, os "turistas do vinho" também acumulam centenas de seguidores, forçando a melhoria de serviços e de variedade gastronômica durante os eventos de degustação. O site da Fobers publicou uma lista com o top 10 de destinos internacionais de vinhos para se visitar. A pesquisa teve o acompanhamento de George Taber, autor de In search of Bacchus: wanderings in the wonderful world of wine tourism.

Confira abaixo o ranking:

1 - Castello Banfi, Toscana, Itália: a vinícola de Banfi teve início com John Mariani, um importador americano. Considerado um dos mais bonitos na Toscana, o lugar se orgulha de seu lindo castelo com dois grandes restaurantes, uma sala de degustação de vinhos e um tour pela adega.

2 - Montes, Vale do Colchagua, Chile: A Viña Montes é dos mais conhecidos produtores chilenos e, segunto Taber explica, a única vinícola do mundo, que ele tem conhecimento, onde os vinhos são envelhecidos com cânticos gregorianos sendo entoados ao fundo.

3 - Ken Forrester, Stellenbosch, África do Sul: Stellenbosch é considerada uma das áreas de vinho mais bonitas do mundo, com um clima mediterrâneo. O produtor Ken Forrester realizou diversas viagens até o vale do Loire, na França, antes de aplicar a sua especialidade na terra natal, na África do Sul.

4 - Fournier, Mendoza, Argentina: "A vinícola está a poucas milhas dos Andes, então é possível observar os topos das montanhas cobertos de neve ao longo do ano", destacou Taber. O lugar tem um estilo moderno, quase como uma nave espacial que aterrissou no meio do deserto.

5 - Leeuwin Estate, Margaret River, Austrália: "É como uma pequena bolsa que consegue fazer vinhos excelentes", descreveu Taber. "É uma área maravilhosa com florestas, pouco povoada e um ótimo serviço".

6 - Felton Road, Central Otago, Nova Zelândia: Relativamente nova neste universo, a Central Otago é a região de vinhos mais sulista do planeta. Algumas áreas, como o Gibbston Valley, são esteticamente mais agradáveis do que outras, mas os degustadores podem aproveitar as estrelas da pinot noit da região, como o Carrick, Mt. Difficulty, Akarua e Felton Road.

7 - Bodegas Ysios, Rioja, Espanha: A área ficou famosa com o passar dos anos devido à arquitetura que lembra as obras do canadense Frank Gehry. "Projetada por Santiago Calatrava, a Bodegas Ysio traz as montanhas logo atrás e também produz ótimos vinhhos", explica Taber.

8 - Quinta do Portal, Douro, Portugal: Para chegar até esta vinícola, faça uma viagem de carro. Se planeja provar mais do que uma taça de vinho, é melhor pensar em passar a noite. "O hotel para os hóspedes possui vistas lindas", indica Taber.

9 - Château Lynch-Bages, Bordeaux, França: Bordeaux é conhecida por produzir alguns dos melhores vinhos do mundo. Mas a região não é famosa por belas vistas ou experiências amigáveis com turistas. A Lynch-Bages é uma exceção, com um hotel, restaurantes e shopping.

10 - Peter Jakob Kuhn Oestrich, Mosela, Alemanha: Considerado um dos lugares mais românticos do mundo, a vinícola se encontra numa área de castelos sobre as montanhas e vizinhança cordial. "Os vinhos agora são os melhores e mais consistentes de todos os que eles já fizeram", complementa Taber.

Um comentário: