sábado, 29 de maio de 2010

COMO ORGANIZAR UMA DEGUSTAÇÃO.


Uma degustação de vinhos entre amigos sempre é uma atividade prazerosa. A descoberta de novos rótulos, a descoberta de nossas preferências, enfim, um universo para ser explorado.

De uma maneira prática, devemos preparar nosso encontro prestando atenção em alguns itens:

TAÇAS - podemos usar nossas taças de vinho que temos em casa ou para os que desejam já iniciar com as taças de degustação padrão ISO levam vantagem no aspecto comparativo entre os participantes.

VINHOS - de 1 a 6 garrafas, dependendo do número de participantes, da intenção do encontro!! e principalmente o tema da degustação: conhecer vinhos de uma determinada região (bordeux, borgonha, piemonte, ribeira del duero, serra gaúcha...), conhecer a tipicidade de uma uva (pinot noir, cabernet sauvignon, merlot...) ou de um corte (vinho composto da mistura de 2 ou mais uvas). Se desejar, tome nota dos vinhos degustados caso queira indicar a outro amigo ou até comprar uma outra garrafa.

COMIDA - a harmonização comida-vinho é um jogo muito divertido de sensações e sabores. Existe uma técnica baseada na escola italiana de sommelerie que ensinamos nos cursos ministrados na enoteca San Tao, mas para facilitar o início, podemos utilizar uma dica mais simples procurando combinar os vinhos de uma determinada região com seus pratos típicos.

o importante é a diversão entre os amigos e apreciar bons vinhos!

boa degustação e saúde!

Nenhum comentário: