domingo, 10 de outubro de 2010

NASCE O PRIMEIRO ICEWINE BRASILEIRO.

Dia 10/10/10 ás 10:10 h!

Com essa combinação de números 10 nasce para o mercado o primeiro icewine brasileiro. Trazemos aqui algumas características desse novo vinho brasileiro representando uma das regiões mais frias do Brasil.

VARIEDADE - Cabernet Sauvignon.

ORIGEM - Pericó Valley, São Joaquim/SC,das Terras de Altitude e da Neve Catarinense, a 1300 m.s.n.m..

PROCESSO - Vinho licoroso elaborado com uvas colhidas maduras e congeladas naturalmente nos vinhedos (temperatura de -7,5 oC), no final do outono, cultivados em espaldeira, com uma produção de somente 0,500 kg por planta. Os vinhedos estão localizados a uma altitude de 1300 metros acima do nível médio do mar.

CARACTERISTICAS ANALÍTICAS

Álcool 15 %
Acidez Total 6,73 g/L (ácido Tartárico)
Densidade 1,0263
Extrato seco 120,45 g/L
S02 Total/Livre 18/168 mg/L
Açúcares Totais 84 g/L

ANÁLISE ORGANOLÉPATICA

VISUAL

rosa granada com reflexos castanhos


OLFATO

apresenta um aroma intenso e muito complexo com forte presença de frutas como uva passa, figo seco, tâmaras secas, ameixa seca e um discreto aroma de goiaba. Apresenta também aroma floral lembrando à rosas.


BOCA

o ataque inicial é doce, mas em virtude da ótima acidez o vinho é equilibrado, extremamente persistente e denso, no retro olfato destacam-se as frutas secas que se percebem no aroma, lembra marmelada bem cozida. Percebe-se nitidamente aromas de especiarias como a baunilha e o chocolate.


HARMONIZAÇÃO

O Pericó icewine, hamorniza com sobremesas a base de pêra e frutas secas, queijos azuis (Roquefort e Gorgonzola), queijos de fungo branco (Brie e Camembert), Foie gras. É um vinho de meditação e portanto pode ser degustado e apreciado sem nenhum outro tipo de alimento.
Safra 2009 200 ml temp. consumo 9 a 11 ºc - nesta temperatura obtemos melhor equilíbrio em boca e valorização dos aromas.

Tendo como idealizador o sommelier italiano Roberto Rabachino, enólogo responsável pelo projeto Jefferson Sanciento Nunes, presidente da FSI-Brasil, e empreendedor o Sr. Wandér Weege, a vinícola Pericó coloca o vinho brasileiro em um seleto grupo mundial.

Leia nas palavras do Enólogo Jefferson Sancineto a importância deste momento:

“Hoje o Brasil esta entrando na historia da viticultura e da enologia mundial num momento único, numa data especial que vai se repetir apenas daqui a 1000 anos. Uma data 10 repetida 6 vezes, como ocorreu a pouco segundos atrás, quando as 10 horas 10 minutos e 10 segundos do dia 10/10/10. A vinícola Pericó apresentou oficialmente o primeiro vinho do gelo para os brasileiros e para todos os grandes enoapaixonados, foi um momento muito importante, um momento histórico, um momento que muito me orgulha porque este desafio realmente foi bastante árduo. Nós conseguimos domar a natureza e produzir um vinho muito interessante, um vinho extremamente harmônico, um vinho que tenho absoluta certeza que o Brasil seja reconhecido mundialmente e e principalmente que nos sintamos orgulho por sermos brasileiros!”


Este vinho foi submetido a uma criteriosa avaliação realizada em Turim na Itália.

Abaixo a ficha de degustação e o rsultado final:


Federação Italiana Sommelier Hoteleiros e Restaurateurs - FISAR


Ficha Técnica Certificada de Análise Sensorial n° 793966 / sbt / 2010


ICEWINE BRASIL - SAFRA 2009 - 15,1%


VINÍCOLA PERICÓ SÃO JOAQUIM/SC/BRASIL


Cod. barra identificado na etiqueta 7 898930 257112

Descrição

Geral
Variedades declaradas: 100% Cabernet Sauvignon

Degustação efetuada: 7 Setembro de 2010 - às 10h Local: Sala de degustação técnica n° 7 - F.I.S.A.R. / Universidades de Estudos de Torino - Faculdade de Agronomia

Painel Degustação

Painel Líder:

Dr. Roberto Rabachino

Painel Sommelier:
Somm. Claudio Genova
Somm. Giovanni Scarpino
Somm. Paola Valenti

Painel Juiz Internacional:
Juiz Giovanni Sciuscio
Juiza Antonellia Briganti
Juiz Stefano Stefanucci

Análise Organoléptica

Visual
A cor apresenta uma tonalidade que tende ao alaranjado típico de um Cabernet Sauvignon colhido congelado e afinado em barrica por um longo período (12 meses).Límpido, com ausência de resíduos em suspensão derivados dos processos de vinificação.
Submetido à luz com a posição da taça na horizontal, a sua luminosidade apresenta reflexos que evidenciam uma leve, mas perceptível nota âmbar.
Submetido à luz com a taça na posição reta, apresenta intensidade e densidade cromática na passagem da luz.
A rotação do vinho numa taça de degustação ISO permite avaliar uma boa densidade. Ausência total de resíduos depositados nas paredes internas da taça.

Olfativa Direta

No nariz o vinho não apresenta nenhum defeito evidente, com ausência total de problemas de oxidação ou acidificação.
Notas iniciais apreciáveis de rosa mosqueta que depois se torna fruta vermelha, cereja vermelha madura que depois evolui para uma agradável sensação de figos secos. A ausência total do aroma varietal de Cabernet Sauvignon (pimentão verde) é devido ao método de colheita das uvas congeladas.
A evolução final dos terciários permite desfrutar um bouquet final de baunilha.

Gosto

A veia ácida deste vinho é surpreendentemente equilibrada e minimiza a percepção da quantidade de açúcar presente no vinho (84 gr/lt de açúcar).
Percebe-se uma leve nota sápida que no entanto não é amarga.
A sensação na boca é longa e persistente.
É positivo o envolvimento em toda a língua que se estende de reflexos na boca inteira permitindo-nos definir o produto analisado com o termo envolvente.

Olfativa Indireta e Tátil

A análise retro olfativa confirma os aromas do nariz acrescentando os aromas de tâmaras e ameixas secas. Uma leve e agradável nota final terciária de amêndoa branca sem pele.
O álcool presente determina o aumento claramente perceptível da temperatura a nível das papilas gustativas centrais.
Não estão presentes oxidações.
Ausência total de adstringência.

Considerações Finais

Serviço - Conservação
Pode-se considerar o vinho pronto para o consumo.Já atingiu o ponto máximo de prazer (mpp). Os seus componentes estruturais permitem declarar também sensorialmente que é um vinho licoroso (cat. Icewine).
O vinho surpreendeu positivamente pela qualidade e elegância.
O vinho pode ser classificado: intenso no olfato, persistente na boca e com boa estrutura ácida, envolvente.
Degustado a 18, 16, 15, 13, 11, 10, 9 e 8 graus Celsius - aconselha-se a temperatura de serviço entre 9/11 graus Celsius.
Aconselha-se a degustação numa taça com a boca levemente aberta, de média dimensão (ou INAO/ISO).
Aconselha-se a conservação num lugar seco e ventilado, resfriando a garrafa somente quando necessário.

******* Pontuação Final - 90/100 (noventa/cento)************

com método de classificação Internacional OIV Notas Vinho elegante, não é pesado, com boa veia ácida que exalta as características da espécie de vinho (icewine) e o frescor.

Nenhum comentário: