domingo, 21 de novembro de 2010

ADEUS BARRICAS... JANCIS ROBINSOSN DESCOBRIU QUE MAIOR É MELHOR!!



Os barris não estão mais na moda! Quem afirma é Jancis Robinson, em um artigo recente no Financial Times (http://www.jancisrobinson.com/articles/a201011033.html ).


Ela diz que as barricas pequenas (225 L) já tiveram seu tempo e descreve o que considera uma tendência, seja na Itália, país tradicional dos grandes recipientes, seja na França o uso de grandes barris de 500 L.

“Há 20 anos o sucesso dos produtores ao redor do mundo era medido pela quantidade de barris novos, principalmente os franceses, que eram utilizados em suas cantinas. Aquela característica de tostado e denso (principalmente nos chardonnays e cabernets) que sobressaia em relação à fruta foi por um período a moda no mundo do vinho.”

Durante uma de suas viagens a região da Toscana, Jancis Robinson degustou o mesmo sangiovese (vinho) amadurecido em diferentes barris e “descobriu” que o vinho amadurecido em um barril maior é mais refinado e preciso.

Será que os ditadores da moda estão revendo todos seus conceitos? Por anos Jancis, assim como todos os outros críticos, glorificaram os “vinhos amadeirados”.

Acredito que este movimento seja parte de uma tendência, porém não uma moda referente à percepção ou a “descoberta” deste ou daquele crítico, mas a tendência que acontece com a melhor educação e conhecimento por parte dos consumidores.

Após alguns anos degustando o que lhe era sugerido, os consumidores começaram a formar o seu próprio padrão de escolha. E, talvez, os críticos de vinho não formem mais opnioes, mas passem a ecoar os desejos de seus leitores.

Nenhum comentário: