Estive, durante a semana passada, em São Paulo. Por ter morado lá durante 5 anos, me acostumei com a grandiosidade daquela cidade e por isso gosto tanto de voltar, porém agora como "turista".
E nessas viagens comecei a descobrir alguns detalhes da cidade e aproveitar muito mais as opções que a maior cidade do país possui.
Descobrir que a qualidade em pequenos detalhes transforma-se em uma experiência muito interessante. E dessa forma experimentei o melhor espresso (isso aí - espresso italiano, o café, se escreve com S) que tive chance nos últimos tempos.
Andando pela Oscar Freire, enquanto a minha esposa vasculhava as lojas na volta, eu sentei no OSCAR CAFÉ e pedi uma taça. Era para passar o tempo, mas quando chegou o café servido numa pequena taça tradicional, notei que ali havia algo especial !! Um creme persistente, aromas muito agradáveis e uma sensação em boca deliciosa. realmente um café especial, simples e especial.
Mas por que falar de café ?
Além do vinho, outras bebidas tem sua técnica de avaliação e apreciação. Aproveito para contar um pouco sobre um livro italiano que acabei de ler !
ESPRESSO ITALIANO TASTING - editado pelo Instituto Internazionale Assagiatori caffè.
E de uma forma resumida, escrevo o que o livro considera o espresso perfeito:
ASPECTO VISUAL: possui um creme de tonalidade que vai do avelã ao marrom escuro, com reflexosavermelhados resultando em uma superfície mesclada clara e uniforme. A textura é particularmente elevada (as gotas de creme são muito pequenas) e não apresenta bolhas, nem mechas brancas, nem tendência de abrir-se permitindo que se veja o líquido que se encontra sob o creme.
ASPECTO OLFATIVO: Em termos de intensidade olfativa, o café espresso perfeito possui um potente, fino, rico, forte e abundante aroma, com uma intensidade média ou forte de tostado, mas que não atinge o valor máximo para evitar que não sejam percebidas as sensações de frutado e floral. Sob o ponto de vista do refinamento, o café perfeito deve ser elegante, sensual, suave, límpido e delicado. No aroma residual podemos detectar notas de chocolate, flores, frutas e pão tostado.
AVALIAÇÃO GUSTATIVA: Todos os sabores encontram-se misturados. A única exceção é a sensação cracterística de amargo, equilibrada e límpida. É estruturado, possui um corpo consistente, redondo, composto, resultando em maciez e sensação de aveludado. O sabor ácido é levemente percebido, e o adstringente é ausente.
AVALIAÇÃO RETROLFATIVA: É rico, amplo, vívido, fragrante. cada característica revela-se por si só, progressivamente, instigando o provador a encontrar novas sensações. Com relação a persistência, é duradoura, consistente, fresca e linear nas notas de flores e de especiarias.
E agora vamos em busca do ESPRESSO PERFETTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário