Carne assada, no modelo de hamburguers, salada e um bom vinho. E o post é a dica desse vinho !
O QUINTA DO CRASTO VINHAS VELHAS é um dos vinhos portugueses tops. Proveniente da região do Douro - normalmente conhecida pelos vinhos do porto, talvez o vinho fortificado mais conhecido do mundo - tem demonstrado o potencial da região para os vinhos tranquilos.
Um pouco sobre a região do Douro:
“três meses de inverno e nove meses de inferno” é o dito popular que resume bem o clima no Douro, e quanto mais a leste se anda maior esta verdade (por ser mais agreste) e as chuvas e umidade diminuem.
As temperaturas atingem os extremos no verão (40 graus) e inverno (0 grau), e a amplitude térmica diária é tão mais marcantes quanto mais distantes se está do mar.
O solo é do tipo xisto e as videiras são plantadas no sistema tradicional de socalcos. Essa rocha tem por característica se dividir em finas lâminas e permite boa permeabilidade e possibilitando que as raízes das vinhas penetrem profundamente no solo. O xisto não sofre com erosão e retêm calor durante o dia para a noite amenizar a baixa temperatura. Os solos de xisto retêm pouca água, são ácidos e com pouco material orgânico.
O VINHO:
primeiro, um vinho com a cor mais linda que já encontrei... não que isso modifique a nossa percepção em relação as principais características organolépticas, mas a cor é tão intensa, brilhante que merece mais do que apenas uma simples olhar. Aromas intensos, misturando o frutado com toques minerais e chocolate proveniente da passagem pela madeira.
Em 2008 este vinho foi escolhido como o terceiro melhor vinho do ano pela wine spectator. A revista faz uma mescla de pontuação, custo e oferta entre cerca de 17000 vinhos degustados pelos seus especialistas.
QUINTA DO CRASTO VINHAS VELHAS.
produtor: Quinta do Crasto
região: Douro / Portugal
valor: R$ 154,00
Onde comprar: Enoteca San Tao - rua da Carriere 969 / Gramado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário