segunda-feira, 21 de junho de 2010

FOCACCIA E ESPUMANTE, UMA SUGESTÃO DE HARMONIZAÇÃO.



Nossa primeira sugestão de harmonização vai junto com a receita!!

Uma opção boa para servir em casa para os amigos enquanto se espera o almoço, jantar ou simplesmente para ficar batebdo papo. Aprendi esta receita de focaccia com amigo que morou muito tempo na Itália.

A sugestao que ao meu ver vai muito bem é com uma boa espumante brut.

Para quem quiser entender um pouco sobre esta harmonização, vamos lá:

sempre que falamos em harmonizar comida e vinho, nós precisamos perceber as sensações que cada um desses produtos apresentam e fazer com que elas CONCORDEM ou SE CONTRAPÕEM. (técnica italiana de harmonização de concordância ou contraposição)

Nessa nossa harmonização usaremos, principalmente, a técnica de contraposição pois a FOCACCIA apresenta a tendência ao doce pelo amido do pão e gordura pela presença do azeite de oliva e da azeitona e a ESPUMANTE traz acidez e efervescência que equilibram este "casamento". Podemos ainda falar e concordância em relação a aromaticidade / especiaria (azeitona-alecrim)com a boa aromaticidade do vinho.
Comecem a procurar estas características nos pratos e nas bebidas! Quando apresentamos as aulas de harmonização comida-vinho conseguimos explicar bm essas sensações com exemplos práticos, e com isso fica mais fácil a percepção!!

Abaixo, escrevo a receita da focaccia e depois sugiro um espumante para essa harmonização.



FOCACCIA

400g farinha de trigo
200 ml deágua mineral morna
15 g de fermento fresco (aquele em barra)
4 g de sal
30 ml de óleo

modo:
misturar a farinha, água, sal, fermento (eu misturo o sal e o fermento na agua, diluo e depois acrescento na farinha)e óleo. misturar tudo até virar uma massa homogênea (se precisar acrescente um pouco mais de óleo).
deixe descançar por 45 a 60 minutos em lugar fresco. Unte uma forma com azeite e abra a massa. Faça pontos de marca com o dedo indicador (em linha,cerca de 3 cm entre cada "apertada"). Espalhe azeitona picada e alecrim sobre a massa e coloque em um forno a +/- 200 por cerca de 30 minutos. Observe o ponto em que começa a escurecer a cor clara da focaccia.

Minha sugestão de espumante é o ESPUMANTE BRUT BRANCO da CAVE PERICÓ.

Nenhum comentário: