quarta-feira, 2 de junho de 2010

VINHO ABERTO !! COMO CONSERVÁ-LO.

Muitas vezes abre-se uma boa garrafa de vinho que acaba não sendo consumida. O que podemos fazer para conservar a bebida?

Primeiro é preciso compreender que o oxigênio em contato com o vinho provoca reações químicas que levam a oxidação da bebida. Esse processo é irreverssível. Mesmo os vinhos fechados isso ocorre, porém de forma mais lenta. Claro que a solução melhor para esse problema é beber todo conteúdo da garrafa, mas o vinho nos serve para dar prazer e para isso devemos ter nossos limites, inclusive quanto a quantidade.

Mas podemos tentar preservar esse vinho depois de aberto por alguns dias, eis algumas dicas:

A maneira mais óbvia e menos eficiente de conservar uma garrafa aberta é arrolhando-a e colocando na geladeira. A refrigeração retardará a oxidação, mas ainda teremos grande quantidade de oxigênio em contato com o líquido.
Há no mercado uma série de acessórios destinados a conservar garrafas de vinho aberta. O mais conhecido é o VACU VIN, uma bombinha de sucção e rolhas de borracha que funcionam como válvulas. Outros produtos disponíveis são o WINE SAVER, WINE KEEPER e as bombas de nitrogênio para várias garrafas utilizadas em restaurantes e wine bars que frequentemente servem vinho em taça.

O método mais barato, simples e que mais nos agrada, é a utilização de meias garrafas (375 ml). Ao abrir uma grande, transfira metade do conteúdo para a menor, que deve estar bem limpa. Encha-a por completo e depois utilize a própria rolha do vinho ou qualquer também bem limpa. Existem rolhas de silicone como as utilizadas nas garrafas de vinho do porto, mas são mais difíceis de encontrar.

Em média, um vinho aberto deve durar 1 a 2 dias, já apresentando sinais de deterioração após o terceiro dia. Isso irá depender da quantidade de alcóol do vinho, de sua estrutura; vinhos mais simples tendem a estragar mais rápido. Utilizando uma das dicas acima podemos tentar prolongar esse período alguns dias a mais.

uma última sugestão: mesmo depois desses dias, experimente o vinho para conhecer um vinho estragado (cheire, coloque um pouco na boca e depois guspa)! muitas vezes confundimos a tipicidade de um vinho que por ventura pode não nos agradar, com sinais de deterioração!! Assim começamos a aprender um pouco mais sobre essa bebida.

Saúde !

Nenhum comentário: