terça-feira, 15 de junho de 2010

PARA QUE SERVE O SOMMELIER NO RESTAURANTE ?



Muitas pessoas perguntam qual a função do sommelier em um restaurante ?!

Para alguns, apenas quem vai "tirar" o pedido das bebidas, para outros a figura intimidadora que tentará vender o vinho mais caro da carta !!

Felizmente, hoje, as pessoas já percebem a real função do sommelier no restaurante... mas vamos usar o post para que possamos aproveitar ao máximo sua presença.

Apenas como curiosidade, a palavra sommelier tem origem do termo SAUMELIER que na idade média era o responsável pelo transporte e armazenamento de provisões para os nobres. Mas, a tarefa mais importante do sommelier era a de garantir a condição dos perecíveis: ele fazia isso experimentando um pedaço de cada comida e um gole de cada vinho antes de serem apresentados ao senhor. Colocava sua propria vida em risco, pois se a comida ou o vinho estivessem envenenados por algum inimigo, o sommelier certamente morreria.

Deixando de lado histórias e aventuras (até porque nunca vi um livro ou um filme de saumelier, capa e espada), hoje, o sommelier é o responsável pela gestão de bebidas em um estabelecimento (escolhe, compra, armazena...) e principalmente formar o melhor casamento entre os pratos e vinhos oferecidos pelo restaurante. Por isso, é imprescindível que o sommelier tenha um contato próximo ao chef e conheça muito bem os pratos servidos e suas principais características. Conhecendo bem as caractrísticas da comida e da bebida, ele pode compor a melhor harmonização.

Se a primeira vista parece ser uma tarefa fácil, pensem que hoje existem milhares de vinhos a disposição no mercado e inúmeras receitas possíveis. Além disso, tentem imaginar a seguinte situação:

Em um restaurante, quatro pessoas escolhem 4 pratos diferentes e querem pedir um único vinho para combinar com esses pedidos!!! Fácil, não é... quando se pede água!
Os sabores do vinho e da comida interferem muito uns nos outros, e por isso falamos em casamento comida-bebida.
Nesse momento é que entra o sommelier, propondo a melhor opção de harmonização e com isso transformar a janta num acontecimento inesquecível.

Lembrem, nem sempre o vinho mais caro ou o mais barato da carta é o melhor para nossa refeição.

Nas próximas mensagens, explicarei um pouco sobre harmonizações,para uma janta em casa com convidados e como entender seus princípios!

Tin-tin!

Nenhum comentário: