quinta-feira, 3 de junho de 2010

VINHOS, GUARDAR OU BEBER !?


Minha amiga Carla me perguntou sobre alguns vinhos que ela tem bem armazenados em sua casa há 5 anos, no porão, em ambiente resfriado e escuro, e como ela poderia saber se esses vinhos ainda estão em condições de consumo ("... Rolha? cheiro? cor? O que deve ser considerado?").

Então vamos conversar sobre dois assuntos bem importantes em relação a vinhos - armazenamento e envelhecimento.

Alguns fatores ambientais (luz, calor, movimento) alteram as características dos vinhos pois aceleram reações da bebida encurtando sua vida. A melhor forma de armazenar um vinho é com a garrafa deitada, pois o liquido fica em contato com a rolha de cortiça permitindo que ela permaneça úmida e fique expandida, impedindo a entrada de oxigênio para dentro da garrafa. A temperatura baixa e constante, próxima aos 16 graus, permite um retardo nesse processo de envelhecimento, por isso nada de guardar os seus vinhos no armário da cozinha ao lado do fogão ou do forno!! A luz (tanto do sol como de uma lâmpada) também causa interferência no tempo de vida do vinho (evitem guardar os vinhos em armários abertos que diariamente recebem luz).

Atualmente, cerca de 90% dos vinhos são produzidos para o consumo imediato (entre os primeiros meses até 2 a 4 anos), mas estão prontos para serem abertos assim que chegam ao mercado.

Os fatores que conservam os vinhos são o teor alcoólico (o que explica a grande longevidade dos fortificados), os taninos e antocianos (o que explica por que os brancos, que não os têm, são mais frágeis), a acidez (o que explica alguns brancos deterem maior durabilidade) e a doçura (o que explica vinhos doces serem mais resistentes).
Um vinho com grande potencial de envelhecimento (muito álcool, muito tanino, boa acidez), quando muito jovem, pode ser quase intragável. Precisa de tempo para que o tanino evolua e se perca de maneira benéfica.

Muitos dos vinhos prontos para o consumo apresentam AGORA o melhor de suas características e a medida que o tempo for passando elas vão diminuindo deixando o vinho cada vez menos prazeroso.

Agora como descobriremos se o vinho está bom ou não, depois de tanto tempo guardado!

Claro que a "primeira impressão é a que fica", e se o vinho não nos agradar não adianta forçar - mas isso pode não significar um vinho estragado e sim que aquele tipo de vinho/uva não tem as características que apreciamos.

Mas algumas dicas são importantes:

No aspecto visual os vinhos tintos mais novos podem apresentar uma cor violácea (muito jovem) ou vermelho rubi (maturidade) e a medida que vão envelhecendo tendem a apresentar uma cor com tons amarelados (telha / alaranjado...), quando estes vinhos estão estragados eles podem ter uma cor MARROM.

Quanto aos aromas, é importante percebê-los agradáveis... com a idade os vinhos tintos perdem aqueles aromas frutados e ganham em complexidade (aromas de especiarias, animais, frutas secas, cristalizadas ou gléias...). quando estragam osaromas são relacionados ao processo de oxidação - aromas de vinagre balsâmico, vinagre de vinho ou aromas de podridão!

A boca acompanha a evolução do nariz... um vinho estragado poderá estar muito ácido, ou até o que chamamos de plano (parecido com água na boca).

Mas só poderemos ter certeza abrindo as garrafas !! Boa degustação !

Nenhum comentário: