sexta-feira, 9 de julho de 2010

HARMONIZAÇÃO DE UM VINHO E DA COMIDA: A CONCORDÂNCIA E A CONTRAPOSIÇÃO.

Em um post anterior, escrevi sobre as 5 combinações fundamentais na harmonização de um vinho e da comida: exaltar, “apagar”, abrandar, os novos aromas e a perfeição.

São todas as possíveis combinações entre um vinho e comida: uma comida pode exaltar as características de um vinho, pode apagá-las, e assim vai (veja o post anterior sobre harmonização entre vinho e comida).

Quando nos deparamos com as regras de harmonização, porém, estas são essencialmente duas: A CONCORDÂNCIA e a CONTRAPOSIÇÃO.

Por concordância nós nos referimos a harmonização que busca na comida as mesmas características percebidas no vinho. Por contraposição, ao contrário, nós nos referimos a harmonização que busca características opostas as do vinho.

Naturalmente, tenhamos sempre em consideração as combinações possíveis apresentadas no post anterior. A importância, claro, é a busca da satisfação no nosso palato, através do qual se pode seguir as duas regras e também de acordo com o gosto pessoal e o estilo de cada um que se propõe a harmonizar comida e vinho.

Em um próximo post falarei em detalhes sobre a concordância e a contraposição neste casamento. Mas já deixo uma dica sobre uma outra possibilidade de harmonização que também podemos utilizar: aquela baseada na tradição regional, ou seja, combinar um vinho a um produto gastronômico local. É uma bela regra, não comprende todas as possibilidades, mas permite um mergulho na história e nos aromas do lugar.

Até a próxima!

Nenhum comentário: