quinta-feira, 8 de julho de 2010

VAMOS APRENDER A HARMONIZAR COMIDA-VINHO.

A harmonização comida-vinho não é coisa pouca: existem milhares de ingredientes assim como milhares de vinhos. Assim, não podemos dizer que existe uma regra absoluta. Ou melhor, não será apenas lendo um manual de harmonização que você será capaz de aplicar ao pé da letra tudo que você aprendeu. Isto é porque não devemos esquecer que é o nosso palato que irá avaliar o sucesso ou não de uma combinação.

Entretanto, existem algumas bases para a combinação entre ingredientes e vinhos.

E aqui que nós começaremos uma série de posts para tentar explicar quando um alimento encontra um vinho, o que pode acontecer? Peguemos o exemplo do vinho:

•1. alimento pode exaltar o vinho. Façamos um exemplo com o sal: se estamos comendo um prato muito salgado e o combinamos com um vinho com uma sapidez intensa, este último nos aparecerá com uma sensação muito salgada, provavelmente imbebível.

•2. alimento poderá “apagar” o vinho e vice-versa.

•3. alimento poderá abrandar uma das características do vinho. É o caso de um vinho tinto tânico, muito tânico: se o bebermos sem acompanhamento, poderá nos parecer desagradável, mas se o combinarmos com carne suculenta, ficará muito bom!

•4. vinho poderá fornecer novos aromas ao prato, portanto ao alimento.

•5. A perfeição: vinho e alimento interagem e criam aromas que sozinhos não conseguiriam oferecer. É a perfeição, mas aqui nos encontramos em um nível difícil de atingir.

A partir de hoje, passaremos a conversar sobre técnicas de harmonização que podem facilitar nosso entendimento nesse assunto, para não navegarmos na escuridão. Claro que apresentaremos dicas sobre a técnica, mas a prática aliada a teoria, como fazemos nos cursos apresentados na ENOTECA SAN TAO permitem uma percepção mais completa do assunto.

Enoteca San Tao – rua da Carriere 969.
Tel: 54- 32869625

Nenhum comentário: