sexta-feira, 9 de julho de 2010

PONTUAÇÃO DE VINHOS !!!


Será que no colégio eu fui um melhor aluno quando tirei 92 e o meu colega 89? Ou será que mesmo com uma nota menor ele conseguiu aproveitar melhor o que aprendeu e eu apenas causei uma boa impressão naquele momento e depois de uma semana já não sabia mais nada a respeito do que havia estudado!!!!

Mas o que vinho tem a ver com o meu desempenho escolar ?

Com o meu, nada... nem com o seu,

mas o mais influente crítico de vinhos de todos os tempos – Robert Parker – baseou o seu sistema de avaliação de vinhos na escala de pontuação utilizada nas escolas americanas (e brasileiras). E em 1978 lançou um jornal chamado THE WINE ADVOCATE (antes de se tornar milionário com o vinho, ele era advogado) e passou a dar nota de 50 a 100 pontos para os vinhos que ele degusta – e na sua biografia (O Imperador do Vinho – Elin Mccoy) ele se orgulha por degustar cerca de 200 vinhos toda manhã e não precisar mais do que 1 minuto para cada vinho!!!

Mas, nem tudo é crítica. Em uma época que pouco se sabia sobre vinho, Parker proporcionou aos consumidores uma possibilidade de conhecer vinhos através de um padrão de qualidade determinado – o dele. Mas foi muito importante. Junto ou depois dele outros críticos (Jancis Robinson, Wine Spectator, Hugh Johnson) criaram seus sistemas de pontuação. Alguns de maneira mais instrutiva outros nem tanto, mas todos tornaram-se as pessoas mais influentes no mundo do vinho, ao ponto de causar a sorte ou desgraça de um produtor.

Mas até que ponto um vinho 85 ou 92 nos serve ou não. O que eu faço se descobrir que o vinho que servi no meu casamento tirou 75???

As notas são importantes para um referencial qualitativo,para que as pessoas entendam uma linguagem fácil, mas não têm importância nenhuma se ao apresentar um vinho não se tenha um descritor.

O que me adianta ter um vinho doce de 95 pontos se eu não gosto de vinhos doces!!

A minha proposta com este post é despertar nas pessoas a busca de vinhos de qualidade, mas que saibam também as características daquele produto que estão comprando. O vendedor, sommelier ou qualquer um que esteja lhe apresentando o vinho tem a obrigação de transmitir essas informações.

Crie seu próprio padrão de qualidade, baseado no seu gosto, utilize notas, mas procure gostar do vinho pelas suas características e não pela sua nota! Descubra como é a estrutura do vinho, quão doce ele é, ácido, se passou por madeira (quanto isso pode influenciar), qual o seu tipo.

Lembro-me que na quarta série eu não era o melhor aluno da turma, mas causei uma grande impressão na minha professora pois quando me transferi para outra escola, ela pegou meu caderno e escreveu para mim e para minha família palavras de despedida que me lembro até hoje. Talvez seja isso que estamos procurando, algo que nos marque!!!

Bons vinhos para todos.

Nenhum comentário: