domingo, 12 de dezembro de 2010

CONGRESSO REGULARIZA SITUAÇÃO DOS SOMMELIERS BRASILEIROS.

Nesta semana a brigada que trabalha a favor do vinho no Brasil recebeu uma boa notícia do Congresso. Foi aprovada na quarta-feira o projeto de lei 4495/08 que regulamenta a atividade de sommelier. Assim, poderão se reclamar o título os profissionais habilitados por instituições oficiais ou privadas reconhecidas pelo MEC ou que já exerçam esse papel há mais de três anos.
Encaminhada pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a proposta (que tramitava em conjunto com outra de Onyx Lorenzoni, do DEM-RS) reconhece que formam uma categoria profissional aqueles que executam serviço especializado de vinhos em empresas de eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados, enotecas e nos serviços de bordo de companhias aéreas e marítimas.
Por ter sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania em caráter conclusivo, o projeto não precisará ser votado pelo Plenário. Segundo o texto, são atividades específicas do sommelier a participação no planejamento e na organização do serviço de vinhos, a gestão do aprovisionamento e da armazenagem dos rótulos, e o atendimento e a resolução de reclamações de clientes. Além disso, os profissionais reconhecidos podem ministrar cursos para formar novos colegas de área.


FONTE: www.fsi-brasil.com

Nenhum comentário: