sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

MATURAÇÃO DE VINHOS DO PORTO.


Para compreender o Vinho do Porto no seu todo e as várias categorias existentes deste tipo de vinho, há que fazer uma divisão prévia de sistemas de maturação.


De uma forma muito simples, pode-se afirmar que o Vinho do Porto se divide em dois “mundos”: o mundo dos vinhos que envelhecem em condições oxidativas (tipo Tawny) e o mundo dos vinhos que são preparados para envelhecer em ambiente redutor.


O envelhecimento em condições oxidativas conduz sempre a uma elevada esterificação e a uma concentração de açúcar e dos ácidos, fruto das perdas por evaporação que ocorrem devido ao envelhecimento em madeira e que podem chegar aos 2% em cada ano.


Fazendo as contas, dos 100 litros iniciais destinados a um 20 Anos, apenas cerca de 50% desse vinho chegará à garrafa.


O envelhecimento de Vinhos do Porto tintos em condições oxidativas

Legenda: Toneis de 125 000 litros


Com este tipo de maturação, pretende-se desenvolver nos vinhos as características de um “Tawny”, a saber:
cor tinta alourada, aromas de evolução oxidativa (a uva passa, cacau, frutos secos, canela, café, caramelo, etc.).


Para promover este tipo de envelhecimento, as casas de vinho do Porto recorrem ao uso da madeira, que permite que se dêem trocas gasosas. Estas vasilhas de madeira têm ao longo da maturação um papel importantíssimo no fornecimento de oxigênio aos vinhos do Porto. Se os enólogos pretendem acelerar os fenômenos oxidativos, colocam os vinhos em cascos de carvalho de 620 litros (a medida utilizada nas marcas Porto Ferreira, Porto Offley e Sandeman.



Se, pelo contrário, pretendem preservar algumas características da fruta, da cor e da juventude, colocam os vinhos em grandes balseiros, que podem chegar aos 125.000 litros de capacidade. Desta forma, joga-se com a superfície específica de contacto do vinho com o ar para se obter vinhos com as características de um “Ruby”, a saber: cor vermelha profunda, aromas frescos a frutos vermelhos e taninos mais evidentes.
Legenda: Cascos de carvalho de 620 litros


Quanto menor for a vasilha, maior é a superfície de troca gasosa com que cada litro de vinho contacta e, consequentemente, mais rápida é a evolução dos processos oxidativos. Normalmente, os vinhos destinados a um Colheita, a um 10 Anos, 20 Anos, 30 Anos ou mais de 40 Anos envelhecem a maior parte da sua vida em cascos de carvalho de 620 litros, que dispõem de hierarquias entre si.À medida que os vinhos vão envelhecendo vão sendo colocados em cascos que foram destinados aos vinhos com aquela idade. Os cascos são atestados e tirados “em limpo” uma a duas vezes por ano. Os vinhos que sofreram este tipo de maturação, após engarrafamento pouco evoluem na garrafa, estando prontos para consumo imediatamente.


As Categorias Especiais de Vinhos do Porto Tawny


Tawny Reserva – Resultado de um lote de vinhos com uma idade média de 6 anos.


Tawny 10 Anos – Resultado de um lote de vinhos com uma idade média de 10 anos.


Tawny 20 Anos – Resultado de um lote de vinhos com uma idade média de 20 anos.


Tawny 30 Anos – Resultado de um lote de vinhos com uma idade média de 30 anos.


Tawny 40 Anos – Resultado de um lote de vinhos com uma idade média de 40 anos.


Colheita – Resultado do envelhecimento oxidativo de um vinho de uma só colheita, podendo ser comercializado 7 anos após a data de colheita.



FONTE: sogrape vinhos

Nenhum comentário: