sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

VINHOS DO PORTO DESTINADOS A ENVELHECER EM GARRAFAS.

O Vinho do Porto Vintage

Como expoente máximo de Vinhos do Porto destinado a envelhecer em garrafa existe o Vinho do Porto Vintage.

Feito com uvas de excepcional qualidade e normalmente vinificado em lagares, de modo a poder fazer-se a extracção dos componentes da uva com recurso à pisa a pé, este é um vinho que é produzido apenas em alguns anos em cada década – aqueles que revelam condições climáticas excepcionais e que, por isso mesmo, originam uvas também elas excepcionais.


São vinhos que logo à nascença, e muitas vezes ainda no lagar, demonstram uma enorme intensidade corante e aromática e uma concentração em boca fora do normal. São vinhos que habitualmente se protege do contacto com o ar até ao seu engarrafamento, que pode ocorrer entre o segundo e o terceiro ano após a data de colheita.


Os Vintage têm uma capacidade excepcional de envelhecimento em garrafa, conseguindo conservar a fruta, a frescura e a intensidade e desenvolvendo, com a idade, aromas muito mais complexos, típicos da maturação em redução, na categoria dos aromas balsâmicos e empireumáticos.Há registos de Vintage que remontam a 1756.


Há também anos clássicos, como 2003, 1994, 1997, 1977, 1963, 1948, 1945, 1935, 1927, etc.


Os Vinhos do Porto Vintage exibem muita juventude até ao sexto ou sétimo ano após a data de colheita e, se consumidos dentro deste período, é de esperar uma exuberância dos aromas a frutos silvestres, bem como uma concentração dos taninos. A partir do 10º/15º ano entra-se no período ideal para o consumo de um Vintage, pois o vinho torna-se mais rico, mais complexo e mais elegante.
O Vinho do Porto Vintage Single QuintaSão Vinhos do Porto Vintage que, além de terem origem numa única colheita, provêm apenas de uma única quinta.



Legenda: Sandeman Late Bottled Vintage Porto 2004


O Vinho do Porto LBV – Late Bottled Vintage É um vinho de elevada qualidade com origem numa só colheita mas que devido ao facto de ser engarrafado mais tarde (entre o quarto e o sexto ano após a data de colheita) apresenta-se mais dócil do que um Vintage da mesma idade. Estes vinhos estagiam normalmente em vasilhas de madeira – tonéis ou balseiros – de grande capacidade para limitar os processos oxidativos.

Os LBV aproximam-se muito de um Vintage se forem tradicionais, como os LVB das casas Ferreira, Offley e Sandeman, o que significa que não sofreram nenhum processo de estabilização pelo frio, que lhe retiraria muita da qualidade original.

O Vinho do Porto Ruby Reserva São o resultado de lotes de vinhos de qualidade, dos quais se tenta exibir as características de juventude, cor e fruta, dentro do estilo da casa produtora. De todos os vinhos acima citados, é o que terá menor capacidade de envelhecimento em garrafa, devendo ser consumido até 24 meses após o seu engarrafamento.


FONTE: sogrape vinho

Nenhum comentário: